Gostou do artigo? Compartilhe!

MENOPAUSA/ANDROPAUSA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

 Clínica Dr. José Umbelino

Menopausa/Andropausa

 

      Tanto no homem quanto na mulher em determinada fase de suas vidas, há uma alteração dos hormônios sexuais. Nas mulheres, em todas, ocorre uma falência dos ovários que deixam de produzir os hormônios Estradiol e Progesterona. Estas alterações hormonais nas mulheres são mais bruscas  acontecendo geralmente em torno dos 45 anos de idade, conhecido como menopausa, que representa o final do ciclo reprodutivo da mulher, aparecendo com os seguintes sintomas: ondas de calor, insônia, diminuição do desejo sexual, irritabilidade, suores noturnos, etc..

      Já no homem ocorre a andropausa, uma diminuição do hormônio testosterona, que é o hormônio masculino produzido pelos testículos e responsável pelo desenvolvimento das características normais, como a voz, o crescimento de pelos, da barba, etc.. Esse hormônio também age diretamente no desempenho sexual, sendo que, uma vez reduzido, pode alterar a função sexual do indivíduo.

      A andropausa é um processo semelhante à menopausa na mulher, só que é bem mais lento, iniciando  em torno dos 50 anos  de idade. Podem acontecer algumas mudanças físicas e psicológicas por causa da queda desse hormônio, porém nem todos vão apresentar os sintomas característicos da andropausa, que somente é diagnosticada quando há uma queda mais expressiva dos níveis de testosterona, o que provoca sinais no organismo, como desinteresse ou preguiça sexual, fadiga, insônia, dificuldade em manter uma ereção, diminuição da massa muscular, aumento da gordura no organismo e outros. Mesmo assim esses sintomas são bem menores do que os apresentados nas mulheres.

      É importante ressaltar que tanto na menopausa como na andropausa, mulheres e homens devem estar cientes de que esses sintomas podem diminuir muito em virtude das mudanças de hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, as consultas regulares ao seu médico com o monitoramento dos índices hormonais e, se necessário, o tratamento com reposição hormonal, restabelecendo  melhoras na condição física, mental e sexual do indivíduo.

 

Dr. José Umbelino de Morais

Clínica Geral, Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Medicina Estética. 

Membro do Instituto Brasileiro de Ensino e de Medicina Estética e  da Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular.

Avenida Brasil, 1818 = Uberlândia-MG

Fone  (34) 3232-7586 e 3212-1505 

drumbelino@yahoo.com.br 

www.drjoseumbelino.com

 

 

Autor

Dr José Umbelino de Morais

Dr José Umbelino de Morais

Clínico Geral, Endocrinologia e Metabologia

Especialização em Endocrinologia no(a) Universidade de Tóquio - Japão.