Gostou do artigo? Compartilhe!

MENOPAUSA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Clínica Dr. José Umbelino

MENOPAUSA

 

     A palavra menopausa é de origem grega, e significa "pausa da menstruação" - numa clara referência à interrupção do ciclo menstrual. É importante ressaltar que a menopausa não é uma doença, mas um estágio natural da vida pelo qual todas as mulheres passam quando atingem certa maturidade.

    A menopausa ocorre quando os níveis de estrógenos e progesterona começam a diminuir e provocar mudanças no ciclo menstrual. Durante a menopausa a ovulação é interrompida, fazendo com que os períodos sejam menos frequentes, até parar totalmente. Para a grande maioria das mulheres ela inicia dos 45 aos 55 anos, mas em alguns casos pode começar antes dos 45 anos.

    Os sintomas mais frequentes são: ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, diminuição da atenção e da memória, entre outros.

    A produção de estrógenos inicia na adolescência, com isso começa os primeiros sinais sexuais, como: aparecimento dos seios e do desejo sexual, menarca (primeira menstruação), modelagem do corpo e vai até a menopausa.  Ele é também responsável pela textura da pele feminina, pela distribuição da gordura e pela fixação do cálcio nos ossos. Sua falta causará diminuição do brilho da pele, o aumento da gordura abdominal, e a perda de cálcio nos ossos com enfraquecimento dos mesmos e consequente aparecimento da osteoporose, o que pode levar a um maior perigo de fraturas, principalmente na articulação coxofemoral (articulação da bacia).

    Existem algumas mudanças na alimentação e estilo de vida que podem ajudar a mulher a lidar melhor com essa fase da vida, como o consumo de soja, a prática regular de exercício físico e o acompanhamento médico que colabora na reposição dos hormônios da mulher através do uso de novos medicamentos, os quais imitam as qualidades do estrógeno diminuindo os efeitos colaterais e os sintomas relacionados acima, melhorando a qualidade de vida da mulher.

 

 

Dr. José Umbelino de Morais

Clínica Geral, Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Medicina Estética.

Membro do Instituto Brasileiro de Ensino e de Medicina Estética e  da Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular.

Avenida Brasil, 1818 = Uberlândia-MG

Fone  (34) 3232-7586 e 3212-1505

drumbelino@yahoo.com.br

www.drjoseumbelino.com

 


 

Autor

Dr José Umbelino de Morais

Dr José Umbelino de Morais

Clínico Geral, Endocrinologia e Metabologia

Especialização em Endocrinologia no(a) Universidade de Tóquio - Japão.