Gostou do artigo? Compartilhe!

MENOS CALORIAS, MAIS SAÚDE.

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

MENOS CALORIAS, MAIS SAÚDE.

          O hábito de ingerir menos calorias interfere na produção de diversas substâncias, entre elas o hormônio da tireóide o T3. Só isto bastaria para evitar o envelhecimento precoce.

       Esse hormônio é muito importante na aceleração do metabolismo, portanto uma discreta diminuição de suas taxas seria capaz de fazer o nosso organismo funcionar mais tranqüilo deixando-o correr mais devagar na direção da velhice. Assim as células são mais poupadas da constante oxidação. No hipertireoidismo quando os hormônios da tireóide estão altos, há um hipermetabolismo e aceleram os efeitos do tempo. Em dosagens normais esses hormônios não fazem mal algum, pois são fundamentais para a geração de energia para a nossa sobrevivência. Nas dietas malucas de baixíssimas calorias, esse hormônio fica com deficiência em nosso organismo. Se o nosso cérebro percebe que há falta de comida, ele ordena que o nosso organismo economize energia, aí despenca os níveis de T3. O ideal é alimentarmos de maneira correta. Nunca vi um vegetariano com colesterol, triglicérides e ácido úrico altos. O índice de diabéticos também  é muito menor.

       Não pense que pular o café da manhã é sinônimo de economia de calorias, um bom desjejum ajuda a evitar exageros de ingestão de calorias durante o dia, frutas com  sopa de aveia ajuda a aumentar a saciedade. As fibras desses grãos se ligam à água dos frutos e incham dentro do aparelho digestivo, dando uma sensação de estômago cheio. As fibras além de fazerem o intestino funcionar melhor, diminuem   muito  o aparecimento de câncer de estômago e intestino. Pão integral além de ser rico em fibras tem um índice glicêmico  muito baixo. No almoço coma bastante salada, elas forçam a mastigação, daí o cérebro entende que o estômago irá encher. Resultado acaba com a fome. Não tome líquidos na hora das  refeições, pois eles  fazem com que a digestão fique muito rápida e temos fome em menos tempo.

 

 

Dr. José Umbelino de Morais

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Avenida Brasil, 1818 = Uberlândia-MG

Fone  (34) 3232-7586 e 3212-1505

drumbelino@yahoo.com.br 

www.drjoseumbelino.net 

 

Autor

Dr José Umbelino de Morais

Dr José Umbelino de Morais

Clínico Geral, Endocrinologia e Metabologia

Especialização em Endocrinologia no(a) Universidade de Tóquio - Japão.